O trabalho para uma instituição cultural conhece, às vezes até mesmo momentos coletivos de lazer, como ver filmes. Um exemplo disto ocorreu no início deste mês, quando um grupo de pessoas comprometidas com o ICBIE teve a oportunidade de assistir três filmes italianos: Il Paese Dove gli Alberi Volano de Davide Barletti e Jacopo Quadri, Per amor vostro de Giuseppe Gaudino e N-Capace de Eleonora Danco. A exibição teve lugar na XI edição de “Coisa de Cinema – Panorama Internacional”, evento realizado no Espaço Itau – Glauber Rocha, entre o final de outubro e o início de novembro 2015.
Grande interesse e consentimento despertou por todos nós Il Paese Dove gli Alberi Volano, também por causa de certas semelhanças com quanto a gente se esforça de fazer no ICBIE. Feito na cidadezinha dinamarquesa de Holstebro, o filme é inspirado no 50º aniversário do Odin Teatret para apresentar, de forma participativa e emocionante, aquele exemplo irrepetível de companhia teatral multicultural, que teve grande impacto na história do teatro do século passado. Nós gostamos do filme também por a maneira, livre de tons elogiosos, pela qual emerge a figura de Eugenio Barba – italiano da Puglia, fundador e mentor do grupo teatral – e para a capacidade de trazer para fora algo de não secundário na experiência do Odin Teatret: o seu ser um comunidade de pessoas – de todo o mundo – que compartilham não apenas uma ideia de teatro, mas também uma ideia de vida em comum. Antes de Per amor vostro (cujo protagonista, Valeria Golino, ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Veneza em 2015), no terraço do Cinema G. Rocha, houve uma apresentação de jovens bailarinos baianos selecionados por Barba para participar do espetaculo do quinquagésimo aniversário (e, em consequencia, presentes no filme). Também graças ao escuro, que fez o cenário sugestivo, as danças foram particularmente apreciadas pelo público.
No dia seguente foi a vez di assistir o filme N-capace, de Eleonora Danco, onde uma alma tormentada vaga entre as cidades italianas de Roma e Terracina, acompanhada pela sua cama e vestindo pijamas, falando com idosos e adolescentes.
Davide Stadirani e Andrea Zeccato