Entre os muitos nomes usados no idioma Português para chamar Salvador há também o de “Roma Negra”. De acordo com a teoria mais aceita, foi Mãe Aninha, fundadora de um dos mais antigos terreiros da cidade, que cunhou a expressão que quer salientar: como a Cidade Eterna é o centro catolicismo, Salvador é o centro indiscutível da adoração dos orixás. E um pouco de Bahia poderia ser encontrado em Roma a última sextafeira, dai 14 de novembro de 2014, na ocasião da festa anual do ICBIE Europa, realizada no Spin Time Labs. Mais uma vez, como já na ocasião de iniciativas semelhantes implementadas ao longo dos últimos anos, as “duas capitais” foram, então, ligadas entre si, idealmente (é claro), para uma longa noite, a fim de apresentar e financiar as actividades que o ICBIE pretende realizar, em Salvador e em Roma, e também para recolher adesões de novos membros. A festa veio apenas alguns dias depois do relançamento do ICBIE Europa e tornouse possível graças ao trabalho conjunto de Loona, Monica, Paolo, Roberto, Gianpietro, Damiano, Guido, Pina, mas também graças aos novos enxertos: Lars, Cristina, Nicole, as duas Federica, Silvia, Caterina, Irene.
Todos nós do ICBIE, presentes no evento, ficamos satisfeitos com o lisonjeiro resultado da noite. Muitos artistas participaram: cantores, atores, dançarinos e dançarinas. Nem faltou o show de um grupo de capoeiristas, muito apreciado pelo público. Para a ocasião, estava presente em Roma também o fundador e diretor artístico do ICBIE Salvador, Pietro Gallina (que experimentou a emoção de voltar a ver muitos exalunos do “Sócrates”, que chegaram ao Spin Time Labs para cumprimentar o não esquecido “Professor”, que ofereceu a eles a possibilidede de descobrir a magia do “fazer teatro”) e estavam em Roma também dois amigos inoxidáveis do ICBIE: Salvatore Dimino de Sciacca e Alberto Maganzini de Riva delGarda.
Em conclusão, todos nós do ICBIE agradecemos aos presentes e aos novos membros da entidade: o apoio e a simpatia que ele manifestaram vão ser muito uteis para nós envolver ainda mais nas atividades, sob a bandeira das “duas Roma”.
Andrea Zeccato