Domingo, 26 de outubro uma pequena delegação do ICBIE Itália saiu para descobrir o Festival della Creatività di Firenze, que este ano teve como convidado de honra o Brasil. E qual escolha melhor???!!!
Visitando os muitos pavilhões presentes tivemos mais uma confirmação de um país em fermento cultural e criativo; tantas e diferentes formas de expressões: artes gráficas, moda, fotografia, cinema, publicidade, grafitos, etc. Mas também vontade de crescimento econômico graças à presença de algumas entidades governativas oficiais: Ministério do Comércio, Estado do Piauí, Estado de Santa Catarina, Estado do Ceará, Banco do Brasil, Governo Federal e, não ultimas, muitas entidades culturais, associações e ONGs que trabalham em território brasileiro.
E um contato interessante e, esperamos, muito construtivo, nos veio direto de uma associação, a Victoria Regia, que gere um projeto de cooperação internacional, visando a realização de projetos e intercâmbios sócio-culturais e a criação de uma rede de relacionamentos, nacionais e internacionais, no contexto da Educação ao Desenvolvimento Sustentável. A associação oferece um programa de apoio educacional para a escola primaria, secundaria e superior, utilizando a pedagogia da Educazione Creativa per una Vita di Valore. Objetivo é o desenvolvimento do bem-estar das mesmas crianças e adolescentes, transmissão de cultura do direito, do diálogo, da preservação e conservação da propria cultura e dos proprios espaços ambientais, da educação ao desenvolvimento do comércio justo, da igualdade entre os sexos e a não-violência em nosso tempo.
Já objetivo e atividade nos pareciam tão semelhantes e relacionados com os do ICBIE em Salvador! Entao com o presidente Iramar (na foto com Monica, Marcella, Consuelo) decidimos marcar logo um encontro em Roma para programar eventos juntos e falar sobre o projeto DirittoAlFuturo in difesa dei Diritti Umani, pois o ano 2008 vai ser o do 60º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos.
Voltamos a Roma recarregadas e cheias de energia e entusiasmo para novos projetos e novos espaços, embora um pouco arrependidas por não ter aproveitado da feijoada que estava para ser servida no restaurante brasileiro presente na feira… Tudo bem, será para a próxima vez!
Marcella