ICBIE REALIZA EVENTO CULTURAL: “ A BOLA É REDONDA”
Evento promovido pelo Instituto Cultural Brasil Itália Europa (ICBIE)
em colaboração com a associação Lahn Artists da Alemanha
“A Bola é Redonda” trata-se de um evento de valorização da cultura do esporte mais conhecido e praticado no Brasil, o futebol. Portanto neste domingo, dia 15/06, o Instituto Cultural Brasil Itália Europa (ICBIE), em colaboração com a associação alemã Lahn Artist, promove o evento que acontece na sede do próprio instituto, no bairro da Ribeira.
A abertura do projeto “A bola é redonda” prevê a exposição, pela primeira vez no Brasil, dos desenhos da pintora Renate Kuby com titulo AN DIE NATUR – SOBRE A NATUREZA, a participação de alguns grafiteiros da cidade de Salvador para a realização de uma pintura coletiva nos espaços internos e externos do ICBIE. Conta também com a exposição de desenhos sobre o tema “A nossa Copa” realizados por crianças das oficinas do artista plástico Josemar Oliveira, exibição de dança afro do grupo liderado por Emerson Ataide, a apresentação musical da jovem Juliana Coelho e convidados, além da realização de flash mob pelas ruas do bairro.
Paralelamente, serão projetadas fotos do concurso internacional promovido nas redes sociais para fotógrafos profissionais e amadores, com o tema futebol popular. Durante o período da exposição as melhores fotos serão escolhidas pelos visitantes e, no encerramento, no dia 12/07, as quatro mais votadas serão premiadas.
O projeto idealizado pelo inglês e amante de futebol Steve Whitton, parte da simples premissa de que a bola é o único e verdadeiro elemento indispensável para que o jogo de futebol possa acontecer. Então, aproveitamos a ocasião para reconduzi-lo à sua normal simplicidade e popularidade, para delinear uma alternativa possível às discussões, questionamentos e às pompas ligadas à Copa do Mundo no Brasil.
A intenção do evento é contribuir para que a Copa no Brasil seja uma oportunidade em que a arte, história e tradições brasileiras sejam conhecidas pelo mundo inteiro como verdadeira riqueza do país, através da organização e realização de eventos e iniciativas culturais que promovam um turismo alternativo, responsável e sustentável.