Paranaguà Leads an ICBIE Tour

EMBASA trip

(English translation below)

A presença dos amigos do ICBIE no Museu Arqueológico da Embasa (MAE), no último dia 24, teve um significado muito importante para mim. Afinal, era a primeira vez que recebia a visita de pessoas tão ilustres, ligadas a arte e a cultura entre a Itália e o Brasil. Atendendo ao meu convite, Pietro Gallina, presidente do ICBIE, Danielle Messina, do Consulado da Itália em Frankfurt, Gabriele Lo Re, representante da ONG Accademia de Psicologia Applicada de Palermo e Stefano Bottoni, diretor do Museo Delle Ghise de Ferrara na Itália, conheceram o trabalho que venho desenvolvendo a frente do Museu Arqueológico da Embasa, desde a sua inauguração em maio de 2006.

Durante a visita, eles tomaram conhecimento que o MAE, é um espaço destinado para exposição do acervo de peças arqueológicas (fósseis, louças de cerâmicas, utensílios pré-históricos etc) encontradas nas escavações realizadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A – Embasa, para implantação de obras de redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário em sítios históricos de Salvador (Comércio e Pelourinho), Cachoeira, São Félix, Vila de Igatu e Lençois na Chapada Diamantina, Praia do Forte e Mucugê. Vale ressaltar que esse resgate arqueológico tem a finalidade também de ajudar a contar o passado e mostrar traços das principais matrizes étnicas que compõem a cultura brasileira, entre o século XIX e XX.

Reservatório da Cruz do Cosme – O MAE funciona no antigo reservatório de água da Cruz do Cosme, construído em 1852 – primeiro em alvenaria no Brasil, juntamente com o chafariz do Terreiro de Jesus, para uso da população. Na época, era administrado pela Companhia do Queimado, sendo inclusive visitados por Dom Pedro II, quando Imperador esteve em Salvador, em 1859.

Outro fato interessante foi a surpresa reservada para Stefano, durante a nossa visita ao superintendente de Operação do Esgotamento Sanitário de Salvador, Cantídio Duarte, no Parque Deputado Paulo Jackson, Rio Vermelho. Na exposição fotográfica internacional de Bueiros, realizada no ICBIE no dia 21 (sexta-feira), tomei conhecimento do seu interesse em obter uma tampa de bueiro da Embasa. Na sua coleção só existe uma tampa representando o estado da Bahia: Tebasa, antiga empresa Telefones da Bahia S.A.

No encontro com Cantídio Duarte e a gerente do departamento de Operação de Esgotos, Roberta Henriques, eles ficaram impressionados com as explicações de Stefano, sobre as particularidades da sua coleção de bueiros, – peças decoradas com nomes antigos e valor histórico, que se distinguem pela concepção gráfica e o resultado dos desenhos ornamentais – de várias capitais do mundo expostas no Museo Delle Ghise em Ferrara, e comentou sobre a possibilidade de formalizar uma solicitação a Embasa, para obter uma tampa de bueiro com a marca da empresa.

Conforme citei acima, para sua surpresa, os técnicos da Embasa, fizeram a doação de uma tampa de bueiro (chamada popularmente tampa de PV – Poço de Visita), para ser integrada ao acervo do Museu, como mais uma peça representando a Bahia.
Texto e fotos: JFParanaguá.

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EMBASA trip

The presence of my ICBIE friends at the EMBASA Archeological Museum (MAE) on the 24th of November meant a lot to me.  After all, it was the first time that I received a visit from such illustrious guests, connecting the art and culture of Italy and Brazil.  I invited Pietro Gallina, president of the ICBIE, Daniele Messina, of the Italian Consulate in Frankfurt, Gabriele Lo Re, representing The Academy of Applied Psychology of Palermo, and Stefano Bottoni, director of the Manhole Museum of Ferrara, Italy, so that they could become familiar with the work I have done for the EMBASA Archeological Museum, since its inauguration in May 2006.

During the visit, they were able to see that the MAE is a site for the exposition of a vast collection of archeological artifacts (fossils, pieces of ceramics, pre-historical utensils, etc.) found during excavations made by the EMBASA, the Bahian Society of Waterworks and Sanitation, S.A., during the realization of water mains and sewers in historic areas of Salvador (Comércio and Pelourinho), Cachoeira, São Félix, Vila de Igatu and Lençois in the Chapada Diamantina, Praia do Forte and Mucugê. It is important to note that these archeological relics serve both to document the past and to display the remains of the principal ethnic matrices that formed Brazilian culture between the 19th and the 20th centuries.

Reservoir of Cruz do Cosme – The MAE operates in the ancient water reservoir of Cruz do Cosme, constructed in 1852 – the first in Brazil to be made of masonry, together with the fountain of the Shrine of Jesus, for use by the populace.  At that time, it was administrated by the Queimado Company, which was visited by Dom Pedro II, when the Emperor was in Salvador in 1859.

Another interesting thing was the surprise that was reserved for Stefano, during our visit with the city Superintendent of Operations of the Sewage Drains, Cantídio Duarte, at the Deputy Paulo Jackson Park, in Rio Vermelho. At the international photographic exhibition of manhole covers at the ICBIE on the 21st (Friday), I found out about his interest in obtaining a manhole cover from EMBASA.  In his collection, I knew there was a manhole cover from the State of Bahia: Tebasa, the former Bahia telephone company.

In the meeting with Cantídio Duarte and a director of the department of sewer operations, Roberta Henriques, they were impressed by Stefano’s explanations regarding the particularities of his collection of manhole covers in the Ferrara museum— pieces of historic value, from various world capitals, decorated with old logos that distinguish themselves by their graphic conception and the quality of the ornamental designs, and Stefano asked about the possibility of making a formal request to EMBASA, to obtain one of their manhole covers.

As soon as he said this, some EMBASA technicians made an instant donation of a manhole cover (commonly called the RS—Rarely Seen), to add to the collection of his museum, as yet another representative piece from Bahia.

Text and photos: JFParanaguá.

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