News from Paranaguá

Turistas estrangeiros visitam o MAE

Detalhes De férias em Salvador, o casal de estrangeiros Stephen Witton e Renate Kuby, um inglês e uma alemã, visitaram as instalações do Museu Arqueológico da Embasa (MAE) na manhã da última terça-feira (8).
De acordo com o responsável pelo MAE, José Paranaguá, o casal elogiou a visita, avaliando o espaço como “muito interessante, perfeito, maravilhoso”. “Renate, por exemplo, ficou impressionada com o design da casa de joão-de-barro, as telhas produzidas pelos escravos, as inscrições indígenas em pedras, além da variedade de espécies marinhas encontradas durante a implementação do emissário submarino do Rio Vermelho”, revelou Paranaguá.

Já para Stephen Witton, chamou atenção os fragmentos de cerâmica, as engrenagens da usina hidroelétrica de Bananeiras e as imagens dos antigos reservatórios metálicos, por serem todos de origem inglesa. Segundo Paranaguá, Witton também fez elogios ao painel da linha do tempo do saneamento, com informações resumidas sobre o início do abastecimento de água em Salvador. “Bela exposição de peças arqueológicas”, avaliou.

Renate Kuby é artista plástica, professora e atual presidente da associação Lahn Artists, em Limburg, Alemanha. Uma exposição de suas pinturas intitulada “An Die Natur”, está em cartaz até o próximo sábado (12), no Instituto Cultural Brasil Itália Europa (ICBIE). Stephen Witton é secretário da Lahn Artists.

byJFParanaguá1_8_7.14s

byJFParanaguá_8.7-2014s

Reencontro de amigos na Fazendinha Sultão, em Santo Amaro, Bahia

O último domingo (6) foi um dia muito especial para mim e minha família. Recebemos com uma recepção calorosa a visita dos amigos Pietro Gallina, Marlene Souza, a alemã Renate Kuby e o inglês Stephen Whitton, em nossa propriedade na zona rural do município de Santo Amaro, Recôncavo baiano.

O casal Kuby e Whitton bem que merecia um tapete vermelho na sua chegada. Brincadeiras a parte, mas, procurei retribuir, ao lado de minha mulher Shirley e das filhotas Iamani e Irani, a maravilhosa acolhida que eu e outros amigos na companhia de Pietro Gallina, em viagem de intercâmbio cultural, recebemos durante a nossa estada em suas residências, na agradável localidade de Kaltenholzhausen, em Limburg, na Alemanha.

Depois de conhecerem as dependências da sede, eles percorreram as áreas de plantio de frutas, saboreando algumas. Kuby e Whitton ficaram impressionados com o Urucum (semente utilizada como corante e pelos índios na pintura dos rostos e dos corpos), o sapotizeiro, a limeira e a variedade de arvoredos. Antes do almoço, foi servido tira-gosto de queijo coalho no espeto com uma “ceva” bem gelada. Logo após, um churrasco com carne, calabresa, frango, feijão tropeiro, dentre outros pratos. Brindamos esse reencontro saboreando um delicioso vinho tinto chileno. Antes da despedida, Kuby, Marlene e Whitton ainda deram uma volta de cavalo, chamado Vandame.

byJFParanagua_7-(7)s

byJFParanagua_7-(28)s

byJFParanagua_7-(3)s

byJFParanagua_7-(1)s

byJFParanagua_7-(33)s

 

Escreva um comentário