ME.PE. – MEmórias da PEninsula

Parte integrante do ICBIE o ME.PE. – MEmórias da PEnínsula foi pensado e criado por Pietro Gallina em 2014 para ser um espaço de referência e preservação de um acervo de memórias da Península de Itapagipe na Cidade Baixa de Salvador de Bahia.

Desde o dia 25 de agosto de 2024, o espaço do ME.PE. reavivou o seu objetivo trazendo mais cor e movimento, em parceria com o ATELIÊ POMAR, criado e gerido pela artista, Géssica Lima.

Sua contribuição ajudará na manutenção do espaço e na atualização das informações nele contidas, continuando as necessárias atividades de pesquisas históricas e fotográficas sobre o território da Península de Itapagipe. O projeto é de realizar além da exposição permanente, também exposições periódicas sobre temas específicos ligados à Península e sobre sua transformação nos dias atuais, promovendo, por exemplo, concursos fotográficos, debates, relatos de antigos e novos moradores entre outras possibilidades.

Mais sobre o ME.PE

Em maio de 2014 o ICBIE inaugurou um novo pedaço do seu “prédio cultural”: o projeto “ME.PE. – MEmórias da PEnínsula”, um espaço expositivo e um grande laboratório que abre a narração sobre a história da Península de Itapagipe, na cidade baixa de Salvador.

Esse acervo, formado principalmente por registros fotográficos, começou com uma pesquisa pessoal do fundador e então diretor artístico do ICBIE, Pietro Gallina, mas foi montado de forma colaborativa como parte de uma estratégia de sensibilizar e instigar a participação dos moradores na construção desse projeto dando a eles também a possibilidade de discutir sua história a partir de suas memórias.

Acredito que o cuidado com esse acervo seja muito importante para a nossa comunidade, pois, sua versatilidade permite que ele seja acionado por diversos públicos, desde pesquisadores até turistas interessados em uma vivência mais profunda e qualitativa de nossa cultura” – Pietro Gallina, idealizador do ME.PE e fundador do ICBIE.

O objetivo do ME.PE. é tornar-se um local estimulador do conhecimento do próprio território destinado à comunidade local (mas não apenas) para que ame a própria terra e que tenha consciência do que é a Península e desta forma possa ser envolvida na defesa, na melhoria, no respeito, participando de atividades culturais, esportivas e turísticas. 

Desde o dia 25 de agosto de 2024, o espaço do ME.PE reavivou o seu objetivo trazendo mais cor e movimento, em parceria com o ATELIÊ POMAR, criado e gerido pela artista, Géssica Lima, desde dezembro de 2020, que como o nome sugere, é terreno de árvores frutíferas e que contribuirá com oficinas, encontros artísticos, musicais, poéticos e literários.

Um espaço onde os visitantes encontrarão criação e exposição no mesmo lugar, entendendo e aprendendo sobre um passado repleto de ricas memórias e escrevendo novas histórias, a partir do aqui e agora.

O ME.PE e o ATELIÊ POMAR estão agora abertos para visitações nos seguintes dias e horários:

  • Terça e quinta das 10h00 às 17h00
  • Quarta e sexta visitação e atendimento com hora marcada
  • Sábado e Domingo: verificar disponibilidade.

Entrada pela Rua Porto dos Tainheiros, 36

Informações pelo instragram: @icbiesalvador e @pomar.atelie

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE ITAPAGIPE: UMA PÉROLA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

A riqueza histórica e artística de Itapagipe é imensa e dificilmente pode ser resumida numa pagina. Local dos navios, da religiosidade, da pesca, artesanato, das indústrias produtivas, das festas populares, do futebol e dos clubes de remo.

Destacamos algumas igrejas famosas como a do Bonfim e da Boa Viagem, monumentos arquitetônicos como a ex-fábrica Fratelli Vita, Abrigo Dom Pedro II, Solar Amado Bahia, e Palacete Machado, que são verdadeiras obras de arte.

Além disso, temos muitos fatos importantes que aconteceram na Península:

  • 1903
    O pai da aviação, Santos Dumont, participou de uma das primeiras regatas na Ribeira iniciando desta forma a gloriosa história dos Clubes de remo.
  • 1922 a 1931
    Nas primeiras travessias aéreas do Atlântico do Sul, os pilotos: Gago Coutinho- português, João Ribeiro de Barros –brasileiro e Italo Balbo- italiano este último com o esquadrão de 11 aviões, fizeram escala no hidroporto da Ribeira.
  • 1939
    Getúlio Vargas visitou o primeiro poço de petróleo do Brasil no Joanes-Lobato.
  • 1980
    O papa João Paulo II inaugurou a igreja dos Alagados e visitou a Irmã Dulce. Dos anos 50 até 1964 o casarão do ICBIE foi sede do E. C. Bahia.

A Península de Itapagipe, então, é extremamente rica e densa de informações culturais e históricas e, por isso, o ME.PE quer contribuir com o fortalecimento e a preservação da memória deste território.

Hidroporto
pms-pasta
dn-pasta.01
Festa-na-Ribeira2
pms-pasta2
dn-pasta