ME.PE. – MEmórias da PEnínsula

Em maio de 2014 o ICBIE inaugurou um novo pedaço do seu “prédio cultural”: o projeto “ME.PE. – MEmórias da PEnínsula”, um espaço expositivo e um grande laboratório que abre a narração sobre a história da Península de Itapagipe, na cidade baixa de Salvador.

ME.PE, Exposição Memórias da Península de Itapagipe, se pretende um espaço de referência e preservação de um acervo de memórias dessa região da Cidade Baixa, marcada por uma notável diversidade sociocultural.

Esse acervo, formado por registros fotográficos e em vídeos, objetos, depoimentos em áudio, cantigas, entre outros, estará em constante construção e apesar de partir de uma pesquisa pessoal do diretor artístico do ICBIE, Pietro Gallina, foi montado de forma colaborativa como parte de uma estratégia de sensibilizar e instigar a participação dos moradores na construção desse projeto dando a eles também a possibilidade de discutir sua história a partir de suas memórias.

“Acredito que o cuidado com esse acervo seja muito importante para a nossa comunidade, pois, sua versatilidade permite que ele seja acionado por diversos públicos, desde pesquisadores até turistas interessados em uma vivência mais profunda e qualitativa de nossa cultura” afirma Pietro que é curador da ME.PE e também residente na Ribeira desde 2003, quando fundou o ICBIE- Instituto de Cultura Brasil Itália Europa.

UM POUCO MAIS SOBRE O ME.PE

ITAPAGIPE, UMA PÉROLA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

A riqueza histórica e artística de Itapagipe é imensa. Local dos navios, da religiosidade, da pesca, artesanato, das indústrias produtivas, das festas populares, do futebol e dos clubes de remo.

Destacamos algumas igrejas famosas como a do Bonfim e da Boa Viagem, monumentos arquitetônicos como a ex-fábrica Fratelli Vita, Abrigo Dom Pedro II, Solar Amado Bahia, e Palacete Machado, que são verdadeiras obras de arte.

Além disso, temos muitos fatos importantes que aconteceram na Península:

  • 1903
    O pai da aviação, Santos Dumont, participou de uma das primeiras regatas na Ribeira iniciando desta forma a gloriosa história dos Clubes de remo.
  • 1922 a 1931
    Nas primeiras travessias aéreas do Atlântico do Sul, os pilotos: Gago Coutinho- português, João Ribeiro de Barros –brasileiro e Italo Balbo- italiano este último com o esquadrão de 11 aviões, fizeram escala no hidroporto da Ribeira.
  • 1939
    Getúlio Vargas visitou o primeiro poço de petróleo do Brasil no Joanes-Lobato.
  • 1980
    O papa João Paulo II inaugurou a igreja dos Alagados e visitou a Irmã Dulce. Dos anos 50 até 1964 o casarão do ICBIE foi sede do E. C. Bahia.

Por todas estas razões:

O objetivo da ME.PE. é tornar-se um local estimulador do conhecimento do próprio território, destinado à comunidade local para que amem a própria terra e que tenham consciência do que é a Península e desta forma possam ser envolvidos na defesa, na melhoria, no respeito, participando de atividades culturais e esportivas.
Então a Península de Itapagipe é extremamente densa e cheia de informações culturais e históricas que é quase impossível  resumir em uma pequena página.