O ICBIE encerrou seu décimo segundo ano letivo com uma série de eventos, dessa vez, centrados sobre o tema “Cinema e Música”. Esse foi outro ciclo do nosso trabalho como “Ponto de Cultura” oficial da Ribeira, patrocinado pelo governo do Estado da Bahia. Durante o período de onze dias, entre 7 e 17 de dezembro, seis noites foram dedicadas a projeção de filmes musicais, três workshops de canto às tardes, um longo sábado com o nosso anual ‘Exposição Bazar e Musica’ (EBM) e um Domingo animado de fechamento dedicado à comunidade italiana de Salvador.
O ciclo dos filmes alternou em uma mistura de sucessos aclamados (Amadeus, Moulin Rouge, Nashville) com incomuns curiosidades (Os Saltimbancos Trapalhões, Il Postino, Blaxploitalian) e todas as noites terminavam com uma discussão aberta com o público. Cada noite atraía uma audiência diferente, alunos de parceiros, como a ABEAC, nossos alunos da casa, pessoas da comunidade, italianos residentes da Bahia e também curiosos da cidade.
As oficinas de canto representaram uma novidade que aproveitou a presença da famosa cantora italiana Anna Clementi, a qual gentilmente se ofereceu para conduzir a terceira e última oficina. As primeiras duas tardes foram lideradas por Pietro Gallina e Roy Zimmerman, com um bom apoio voluntário do treinador vocal Marcelo Jardim, e durante esse curto ciclo de aulas, vinte aspirantes a cantores participaram com muito entusiasmo.
No sábado, 16 de dezembro, veio a sexta edição da Exposição, Bazar e Música – EBM. Aqui está uma descrição da noite escrita pela nossa colaboradora Meg Boaventura:
“Este evento foi idealizado por alunos da instituição em 2012, e teve como propósito inicial promover jovens talentos alunos do ICBIE. Hoje o evento se estende para jovens de toda a cidade de Salvador e adjacências. E este ano o evento aconteceu no âmbito do projeto do ICBIE como Ponto de Cultura da Ribeira
A exposição foi tematizada “PretoNoBranco” de poesias dos jovens poetas Marjorie dos Anjos, Matheus Kawan e Lili Rubim. Nela, as poesias foram dispostas pelas paredes do salão multifuncional, impressas tanto em papel preto, quanto em papel branco. Criando um jogo de xadrez pelo corredor por onde passavam os apreciadores.
O bazar beneficente foi sucesso total. Com a filosofia da reutilização e da diminuição do consumismo, muitas pessoas movimentaram o espaço que foi destinado ao bazar do sexto EBM. As roupas, acessórios e calçados foram doados por colaboradores e amigos do ICBIE e também trazidos da Europa. Materiais de boa qualidade a preços acessíveis.
Na música, a animação ficou a cargo dos jovens talentos DJ Skull, seguido da nossa veterana de EBMs Juliana Coelho que trouxe muita MPB, logo após, o grupo Fit Dance do NECAL do ICTS, parceiro do ICBIE, animou os presentes com muita dança de hits do momento. O talentoso Victor Vitória realizou nessa edição do EBM o lançamento da música “Ninguém é Perfeito” de autoria própria. A colaboradora e dançarina Talita Sueli realizou uma performance contemporânea que deixou o público absorto de tanta profundidade e transparência. Após Talita, o grupo Estilo Livre, representado por Josemar Oliveira e Well Santiago, tomou conta da galera com seu Rap com letras cheias de críticas sociais e ativismo, sendo seguindo na mesma linha temática por Faustino Beats feat. DJ OnzeOnze. Henry Luque (o nosso Luiz Henrique), também aluno do Instituto, deu um show de talento com sua performance de dança, de criação própria, na qual retratava a intolerância de gêneros. Para finalizar, Victor Vitória retornou ao palco trazendo o microfone aberto com o momento “Mostre seu Talento”. Onde todos os presentes interessados poderiam cantar, dançar, improvisar, declamar poesias e demonstrar qualquer talento que tivessem. O evento terminou por volta das 22h, com muito sorriso no rosto, muitas ideias e planos para o próximo ano. Até a nossa Sétima edição!”
O dia dedicado ao encontro dos italianos começou com o filme Blaxploitalian, uma história dramática de um século de racismo abjeto no cinema italiano, que atingiu um cordão sensível para todos os italianos que vivem nesta maravilhosa cidade afro-centrada. Em seguida, tivemos a entrega anual do Prêmio Leonardo, o qual é entregue como forma de agradecimento aos amigos e parceiros do ICBIE por suas contribuições para a comunidade. Logo após, tivemos o leilão anual de vinho, e culminando o evento, tivemos um concerto de Anna Clementi, em conjunto com a compositora americana Laurie Schwartz.
Mais uma vez, o ICBIE mostrou o seu melhor, proporcionando a nossa comunidade oportunidades culturais que reuniram diversos públicos. Estamos ansiosos para fazer um trabalho ainda melhor no próximo ano: nossa 13ª sorte!