ICBIE vira palco para Curso de Introdução à Fotografia
Desde o dia 17 de setembro o ICBIE em parceria com a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Social Sustentável – MANDACARU, realiza o curso de Introdução à Fotografia no âmbito do programa Qualifica Bahia da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE.
Este Programa tem como objetivo qualificar jovens e adultos que se encontram desempregados e em busca de novas oportunidades.
A carga horária total do curso é de 200hs, sendo 40 horas de qualificação social e 160 horas de qualificação profissional, a previsão de término do curso é em 21 de novembro.
O programa de qualificação social teve como facilitadora a Sociòloga Taiala Águilan que abordou temas como Gênero, Raça, Higiene Pessoal, Direitos Humanos, Ética e Moral, Trabalho, Discriminação Social e Racial, Minorias, entre outros. Para enriquecer o conteúdo de qualificação social, contamos com a participação de Rosalucia Moccia italiana, formada em Ciências Sociais que falou sobre a crise humanitária dos imigrantes na Europa, de Marcella Sgura formada em Ciências Ambientais que abordou a questão do meio ambiente e o professor Renato Dorea que é formado em História e Letras Vernáculas e pós graduado em Estudos Linguísticos e Literários que deu um aulão sobre produção de textos com foco em redação para o exame do Enem, assegurando que todos são capazes de produzir bons textos.
O programa de qualificação profissional está sendo ministrado pelo professor, Antròpologo e fotógrafo Ismael Silva. Desde o início do curso os alunos, que estavam muito ansiosos para iniciar a fotografar, tiveram suas expectativas atendidas e até mesmo superadas, como declararam muitos. O diálogo faz parte das aulas de Ismael, assim como sua postura ética em aula seja em relação aos alunos e à fotografia em si, como também com seus “fotografados”. Desde o início das aulas, uma média de 25 alunos frequentam assiduamente o curso, gerando um forte vínculo com os colegas, com o professor, e com toda a equipe do ICBIE.
As aulas são sempre diversificadas e dinâmicas, acontecem seja em sala de aula, seja pelo Bairro da Ribeira, assim como em visitas a locais turísticos e típicos, como a feira de são Joaquim e o Pelourinho, a exposições e museus, como a caixa Cultural e o espaço Pierre Verger. Cada dia mais os alunos se veem entusiasmados e inspirados e quando comparam as fotos tiradas antes do curso com as atuais, é evidente a certeza de que estão no caminho certo.
Meg Boaventura