Sábado, 4 de dezembro, aconteceu no Icbie a apresentação do livro “Os poetas estão vivos” de Cacau Novaes, primeiro vice presidente do ICBIE e importante colaborador nos primeiros anos de vida do Instituto. O tema principal da coletânea de poesias é a intenção de tornar viva a poesia de Cervantes, Rimbaud e de outros importantes poetas através de um poema e não uma critica literária: a escolha da poesia no lugar da prosa não é casual. Cacau considera os poetas como sonhadores inclusive o influenciaram muito ao ponto de dedicar a eles 98 poesias e não um simples ensaio.
A seguir tivemos uma apresentação musical do saxofonista internacional Jan Rzewski que tocou suas composições convidando Cacau para declamar algumas poesias, criando uma interessante fusão de poesia e música gipsy, yddish e jazz que hipnotizou o público por cerca de 20 minutos. Para encerrar a noite tivemos a exibição musical do grupo Nó de Marinheiro com a participação de Roy Zimmerman, Marlene Rosa e Gessica Lima.
Concluímos, antes do coquetel, com a entrega dos Prêmios Leonardo para Cacau, Nó de Marinheiro e a casa editora Pinaúna, representada por Lucas.
Davide Stadirani