VII EBM ICBIE foi um sucesso!
O fim de ano no Instituto Cultural Brasil Itália Europa (ICBIE) foi marcado por muita festa, alegria e claro, muito trabalho. Após um ano repleto de diálogos, palestras e eventos artísticos, o ICBIE realizou a finalização das atividades.
As celebrações começaram no dia 15 de dezembro (sábado) com a já tradicional Exposição, Bazar e Música (EBM) na sua sétima edição.
O evento foi iniciado com a exposição fotográfica Incoação da Luz, resultado da produção dos alunos do curso de Introdução à Fotografia que aconteceu no ICBIE do dia 17 de setembro ao 21 de novembro deste ano. Além de fotografias impressas, a exibição das imagens foi realizada por projeções, que ilustrava uma atmosfera de curiosidade, graça e admiração.
Este ano o bazar foi administrado pelas colaboradoras Edlene Melo e Talita Melo, com o apoio de Taciano Lázaro, que recepcionaram o público com simpatia e carisma.
A parte musical do evento iniciou com Juliana Coelho (voz e violão) e Luiz Carlos (percussão) e seu repertório repleto de músicas que são parte da história da MPB, músicas como: Coração do mar – Elza Soares, O ronco da Cuíca – João Bosco, À palo seco – Belchior, cativou a atenção do público e rendeu muitos aplausos.
Em seguida à noite foi agraciada pela dançarina performer Talita Sueli com sua apresentação Quem segue quem trazendo uma percepção sobre o mundo cotidiano e os padrões sociais que nos cercam.
Mais música! Agora sob a responsabilidade da Geane Santos (voz e violão) e Priscila Tambuque (percussão) com seu repertório que fez o público vibrar, Olhos coloridos – Sandra de Sá, Força Estranha – Caetano Veloso e Vapor Barato – Jards Silva / Waly Salomao e muito mais.
Quem chegou arrasando corações foi Victor Vittória e as Balas de Maçã composta por Dindi Leoni, Juliana Coelho e Dideri. O grupo trazia como mensagem a voz de liberdade de ser quem você quiser ser a hora que quiser ser, sem medo da repressão social. Por isso músicas como Não Recomendado – Caio Prado, Muderno – Diego Moraes fizeram parte do repertório do grupo.
Luque Henry dançarino performer apresentou a sua obra chamada EnViado coreografia da música blasFêmea | Mulher – Linn da Quebrada, música que carrega trechos como “Ela não quer pau Ela quer paz” retratando perfeitamente a mensagem da sua obra.
O grupo de rappers Evoluções Mc’s (Marcos Vinicius, Keno Júnior, Mc Xandão e Eskine) fez todo mundo dançar com suas músicas autorais cheias de verdades sobre a vida da favela e suas vielas.
A última intervenção oficial da noite foi a de Densa Bruma batizada de Esquizofrenia Contemporânea que remete a uma sociedade perdida nos seus aspectos mundanos sem saber direito os seus quereres e saberes, foi possível sentir a tensão no ar.
A finalização do evento ficou por conta do nosso apresentador do Mostre seu talento Victor Vittória, fazendo o público rir e dançar ao som de Ragatanga – Rougue, Uma bomba (la bomba) – Braga Boys e diversas outras músicas repletas de coreografias .
Não podemos esquecer dos saborosos quitutes de D. Cleo que neste ano contou com a companhia de D. Antonia com deliciosos espetinhos de frango e calabresa e da nossa Rita de Cassia Nunes com sua famosa empanada de sardinha e o desejado bolo de cenoura com cobertura de chocolate.
O VII EBM foi um sucesso e já deixa saudades. Que venha o VIII EBM!
Jean Jesus