Grande final da Semana da língua italiana no mundo
O ICBIE participou ativamente as várias atividades realizadas na UFBA, na ocasião da 10a Semana da língua italiana no mundo; terça-feira passada, dia 26 de outubro, o presidente Pietro Gallina interveio falando das atividades culturais do ICBIE na Cidade Baixa, a Professora Marlene falou do ensino de italiano em Salvador e a nossa aluna e colaboradora Meg deu prova de excelente leitura em italiano. Outro evento importante foi – quinta-feira passada – a palestra do escritor Fabio Stassi “Os idiomas salvados e as geografias do sangue”; estavam presentes Pietro, Marcella, Marlene e Ivanildo acompanhados por dois novos alunos de italiano, Maurissio e Katia. A palestra e, acima de tudo, Fabio por seu espontâneo entusiasmo para a literatura, o Brasil e, em particular, a Bahia nos envolviu e emocionou.
Finalmente o evento, sábado, no ICBIE, para cumprimentar Fabio, de volta à Itália, foi uma grande e divertida festa, cheia de música italiana e brasileira. Antes do início oficial da festa houve também tempo para uma aula de dança-terapia realizada por a nossa amiga dançarina e terapeuta, Marcella Bomba. A turma da Piccola Compagnia di Teatro dell´ICBIE participou da aula com entusiasmo. O escritor Fabio Stassi provou notávelmente sua capacidade não apenas como escritor, mas também como músico, tocando o violão, juntamente com os músicos brasileiros Maurissio (bandolim), Antonio (voz e violão) e Mila (pandeiro). A atmosfera esquentou quando a nossa Marlene pegou o microfone para nos encantar com a sua magnífica voz, cantando em italiano e em portugues os clássicos da música brasileira. Outros músicos que se apresentaram foram: o jovem Ruan (da família de Carlo Loria), Carlo e Daniele, filho de Stefano Barbi Cinti. Havia, è claro, muitos italianos que moram em Salvador e muitos amigos, alunos e simpatizantes do ICBIE, todos alegrados por um coquetel (ofereceu, com generosidade, um dos principais criadores e organizadores da semana, o “leitor” da UFBA Raoul Poleggi) com bom vinho e uma apropriada caipirinha! A festa continuou envolvendo todos os presentes com a dança, não apenas a típica brasileira, mas também a étnica e popular “pizzica pizzica” do Salento!
Em fim, esperamos que o nosso novo amigo, o simpático escritor e músico Fabio Stassi, se divertiu e que poderá voltar logo em Salvador para nos visitar. Volte sempre, Fabio!
MARCELLA