Primeiro trimestre de 2019 no ICBIE
O ano de 2019 mal iniciou e o Instituto Cultural Brasil Itália Europa já acumula um grande número de atividades nesse primeiro trimestre. O mês de janeiro foi de planejamentos internos a fim de determinar as atividades para o primeiro semestre de 2019.
Já o mês de fevereiro foi o momento de visitas. Recebemos a nossa querida Loona e sua família (Ronaldo e o pequeno Kauê) que animaram o espaço com sua presença. Recebemos também a ilustre presença da nova diretora do Instituto de Cultura Italiana do Rio de Janeiro a Sra Livia Raponi que nos trouxe um bom presságio de futuras parcerias num futuro próximo.
Nesse mesmo mês foi realizada uma oficina com o renomado professor de dança Paco Gomes, intitulada “GriotLab – Dança como forma de resgate da memória ancestral, usando como suporte a recuperação da bainha de mielina e o estudo da dança híbrida afro-moderna”.
As aulas aconteceram em dois dias e tiveram sucesso de público.
No mês de março, logo após o carnaval de Salvador demos continuidade às turmas existentes dos cursos de italiano e inglês com a nossa querida professora Marlene de Souza. Devido à falta de disponibilidade dos professores, nesse primeiro semestre infelizmente não pudemos abrir novas turmas, no entanto, com sorte, reservamos grandes surpresas para o segundo semestre de 2019.
Ainda em março recebemos a visita de uma estudante belga, Manon Coulon, que tem por interesse estudar os voluntários do ICBIE, entrevistando a maior parte dos colaboradores ativos do Instituto.
No final de março o ICBIE foi palco da cerimônia de entrega dos certificados do curso de fotografia que aconteceu entre setembro e novembro de 2018 na sede do instituto. A bela cerimônia teve como mestre de cerimônia a nossa Talita Sueli, e para compor a mesa, contou com a presença de Onã Rudá representando a SETRE, Marleide Nogueira representando o gabinete da Deputada Federal Alice Portugal, Carlos Augusto Rodrigues de Sena diretor da Instituição Social Mandacaru, Marlene de Souza presidente do ICBIE, Jair Fonseca como o demandante, Ismael Silva professor do curso de fotografia e Monique Oliveira representando os alunos. Após os breves discursos, os certificados dos alunos foram entregues e finalizando a manhã, tivemos um delicioso coffeebreak que animou a todos.
Finalizando o mês de março e, por conseguinte, o primeiro trimestre de 2019, o ICBIE, como parceiro das artes, prestou apoio logístico ao BTC (Bahia de Todas as Cores – Evento de Graffiti patrocinado pela Fundação Gregório de Matos). No penúltimo dia do evento, o ICBIE virou palco para a realização de uma das atividades do evento: a projeção do documentário “As Cores da Serpente” que relata o graffiti na Angola.
Esse foi um breve relato das movimentações do ICBIE nesse primeiro trimestre. Fortes emoções nos esperam nos próximos meses… Acompanhe-nos.
Meg Boaventura