A semana passada, houve uma festa com vestidos mais ou menos do final do século XIX, na verdade se chegava até os anos ‘30/50 do século XX, querendo lembrar e celebrar velhas salas de estar brasileiras onde se reuniam a classe nobre e a classe média, estudantes, intelectuais e alguns pequenos comerciantes, para cantar, declamar poesias, dançar bailes principalmente de origem européia. Tudo com o objetivo de fazer novos acordos econômicos e sociais, não excluíndo contratos de casamento.
O pedido para realizar esta singular festa à moda antiga, foi feito ao ICBIE por muitos idosos aposentados moradores do bairro e por jovens atores que cuidaram da recitação de poemas e de cantar.
A gente pensou que era importante para a nossa associação abrir a todas as comunidades isoladas do bairro da Ribeira para se tornar cada vez mais ponto de conexão e centro de atividades culturais na Cidade Baixa. Acreditamos, também desta vez, que fizemos felizes muitas pessoas que aqui puderam finalmente apresentar seu próprio projeto.
Pietro Gallina