Julho e agosto: meses ricos no ICBIE.
Os meses de julho e agosto foram cheios de muita atividade e acontecimentos no ICBIE. A partir do mês de julho deu-se início à última edição do 2º ano do projeto “ICBIE Ponto de Cultura da Ribeira”, finalizando com a realização da série de eventos e atividades culturais voltados para a temática “Cinema Documental”. Todos os eventos aconteceram na sede do Instituto sempre com entrada franca para todos.
A programação do evento prometeu e reuniu uma mostra cinematográfica documental, oficinas de imagem e vídeo, mesas de debates, dança, teatro e muito mais.
Os documentários selecionados para a mostra tiveram a curadoria de Pietro Gallina que priorizou temas diversificados, porém sempre preocupado em trazer uma rica carga de conhecimento aos espectadores. Títulos tais como “Bahia de todos os Sambas”, “A História das Coisas”, “A Casa do Mestre André”, “Omolú – Dança, Ritual, Vida”, “O Mundo Segundo a Monsanto” fizeram parte da programação. E no final de todas as projeções foram realizados debates e discussões com a plateia sobre as respectivas temáticas apenas abordadas.
Os documentários “A História das Coisas” e “A Casa do Mestre André”, foram selecionados com intenção de atingir o público infantil. Como o sucesso dessas duas projeções num mesmo dia foi tão grande, escolas e instituições da comunidade, como a ABEAC, Escola Municipal Eloina Barradas, Escola Municipal Maria José de Paula, demonstraram tamanho interesse nas projeções que foram realizadas quatro novas reprises em dias diferentes das programações para que ninguém ficasse de fora.
As oficinas de captação de imagens e introdução à edição de vídeo atenderam às expectativas e tivemos recorde de inscrições, sendo necessário até criar uma lista de espera de interessados. O facilitador foi Stefano Barbi Cinti, VideoMaker profissional, com uma longa experiência na televisão italiana (RAI) onde atuava como vídeo repórter. Os encontros aconteciam em dias alternados, com uma média de duração de 3 horas, durando também um dia inteiro em certos momentos. O interesse dos alunos inspirava os colaboradores tanto que as oficinas se prorrogaram por mais dias do que o programado.
Aproveitando o entusiasmo manifesto durante as oficinas, a equipe envolvida, com a aprovação e o apoio da diretoria do Instituto, criou o Núcleo de Audiovisual do ICBIE. O coletivo a partir de hoje vai trabalhar na produção de material audiovisual para promoção das atividades do ICBIE, assim como na realização de material de sensibilização e informação sobre temas atuais e interessantes para a sociedade como um todo.
As intervenções artísticas ficaram por conta dos alunos colaboradores do ICBIE, tais como Talita Sueli e Luiz Henrique que deram um show com seu espetáculo de dança titulado “Transmutações”, deixando o público em êxtase. A Piccola Companhia de Teatro e Música ICBIE também marcou presença com seu espetáculo de máscara muito bem cotado, dirigido por Alex Nascimento.
O encerramento do evento Cinema Documental aconteceu no dia 19 de agosto, um domingo, às 17h, quando todos puderam apreciar o vídeo institucional criado pelos alunos das oficinas de imagem e vídeo. Muito emocionante ver nosso trabalho representado em um “minidocumentário”. Logo após a projeção, todos os presentes puderam dar sugestões técnicas e de melhoria do vídeo. Depois da projeção, um delicioso café de agradecimento foi servido exibindo os dotes culinários de Marlene de Souza, bolos, tortas, mungunzá, sanduíches e sucos fizeram a alegria de todos.
Além da programação do Cinema Documental, muitas outras atividades foram desenvolvidas no espaço. Recebemos o artista espanhol Javier Zorrilla de Madri que realizou uma masterclass de aquarela de dois dias na sede do ICBIE, trazendo público da Cidade Alta de Salvador para conhecer o espaço. A organização dessa atividade ficou sobre a curadoria da nossa Géssica Lima e Sérgio Bordim.
No mês de julho, o ICBIE também foi espaço de argumentação e debate político, trazendo como temática “A Conjuntura Política Atual”, o qual teve a participação da Deputada Federal, Alice Portugal, e outras figuras políticas de Salvador. A organização desse evento ficou a cargo do colaborador Jair Fonseca e do Distrital Itapagipe. O espaço lotou e a participação da comunidade foi satisfatoriamente ativa, com muitas perguntas e contribuições.
E, não podemos esquecer-nos de mencionar os tradicionais cursos de idiomas do ICBIE que também iniciaram seu segundo semestre em agosto. Dá prazer de ver as salas cheias e alunos compromissados. Os cursos de italiano básico e intermediário, e inglês básico I e II acontecem nas Terças e Quintas, Quartas e Sextas à noite, e também aos sábados pela manhã, tendo como professora, a maravilhosa Marlene de Souza.
Começamos o segundo semestre de 2018 cheios de novidades e acontecimentos. Esperando que este seja um excelente presságio para os meses que virão.
Meg Boaventura