CINEMA E CLÁSSICOS DA BAHIA

CINEMA E CLÁSSICOS DA BAHIA – 2º EVENTO DO 2º ANO  DO PROJETO ICBIE – PONTO DE CULTURA DA RIBEIRA

Após algumas edições do projeto ICBIE –  Ponto de Cultura da Ribeira que tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, o Instituto Cultural Brasil, Itália, Europa (ICBIE) promoveu mais uma etapa desse programa, agora com a temática Cinema e Clássicos da Bahia. O evento prometia muitas emoções com exibições musicais, teatrais, danças, exposições no Me.Pe. – Memórias da Península (museu situado no instituto que retrata, por meios de registros fotográficos e jornalísticos, a vida do itapagipano de décadas atrás), além das projeções de filme e tudo gratuito.

O evento iniciou no dia 06 de abril “Dia da História, Memória e Fotografia” com exposições e uma maravilhosa aula de história com o professor Milton Moura (UFBA), e a exibição do filme “Bahia de todos os Santos” (1960)  Direção: Trigueirinho Neto

image13 image7 image4

O dia 7, foi o dia do Cinema, dedicado ao diretor Glauber Rocha, um Clássico do Cinema Baiano. Onde foi apresentado o filme Barravento, Direção: Glauber Rocha
O domingo 8, foi dia do Esporte: Remo e Capoeira. Durante a manhã, ocorreu o encontro com os clubes e atletas da regata do Campeonato Baiano de Remo 2018..
image6 image10
Às 17 horas, foi apresentado o documentário Jogo de Corpo – Capoeira e Ancestralidade do Mestre de Capoeira Cobra Mansa e em seguida, roda de capoeira com o grupo Unicar Cidade Baixa (grupo parceiro do ICBIE).

image8

Na semana seguinte, dia 12, o evento teve continuidade com o Dia da Arte Plástica com Pietro Gallina (diretor artístico do ICBIE) apresentando o acervo da Biblioteca Leonardo Da Vinci sobre os clássicos da arte plástica internacional, em comparação com a baiana, com foco no escultor italiano Pasquale de Chirico que realizou a maior parte das esculturas de Salvador.

SAMSUNG CSC

SAMSUNG CSC

A sexta feira, dia 13, foi o dia da Música e Dança, e apresentou o filme Raul Seixas – O Início, o Fim e o Meio, direção: Walter Carvalho, Em seguida, o público pôde prestigiar a apresentação de dança “O popular Torna um Clássico a Bahia”, com a performance de Talita Melo e Victor Vittória.

SAMSUNG CSC

No sábado, dia 14, tivemos a apresentação da Piccola Cia de Teatro e Música da ICBIE (atores: Talita Melo, Lucas Nunes, Victor Vittória, Jean Jesus, Matheus Kawan e direção: Alex Nascimento), e o show das músicas do repertório Clássico Baiano com Géssica Lima (vocal), Marlene Rosa  (vocal), Eduardo Santana (violão 7 cordas) e Leandro Alcântara (percussão). O evento de sábado se conclui com a projeção do divertido filme O Bem Amado.

image5
(Pietro Gallina, Matheus Kawan , Lucas Nunes, Jean Jesus, Talita Melo, Victor Vittória, Alex Nascimento)

SAMSUNG CSC

(Marlene, Géssica, Leandro e Eduardo)

O encerramento das festividades no domingo, dia 15, com o  “Dia da Literatura” foi iniciado às 17h com a apresentação do grupo musical Taiyo Ongakutai com o repertório repleto de músicas nostálgicas como: “Chame gente”, “Abalou” e “Tarde em Itapõa”.
image3

E as “chaves” do instituto foram devolvidas após a apresentação do livro “Você não sabe do que é capaz” do grande parceiro do ICBIE Cacau Novaes e a perfomance de poesias do grupo “Boca de Brasa” prestigiando à noite de todos participantes e dando fim a sete dias de maravilhosas exposições culturais.

image9 image16

 

 

 

 

 

 

 

image14SAMSUNG CSC

Escreva um comentário