PROGRAMAÇÃO ICBIE: ABRIL DE 2018 – CINEMA E CLÁSSICOS DA BAHIA
A partir da primeira semana de abril, de 06 a 15, o Instituto Cultural Brasil-Itália-Europa – ICBIE, no âmbito do projeto ICBIE Ponto de Cultura da Ribeira, realizará mais uma série de eventos e atividades, dessa vez, voltadas para a temática “Cinema e Clássicos da Bahia”. Todos os eventos serão realizados na sede do Instituto, na Rua Júlio David, 57, no bairro da Ribeira, e todos com entrada franca. A programação promete reunir uma mostra cinematográfica, exposições de arquivos históricos, aula de história, lançamento de livro, poesias, concertos musicais, dança, e muitas outras intervenções artísticas.
Os filmes selecionados para a mostra tiveram a curadoria de Pietro Gallina, que priorizou na seleção dos títulos a autoria de diretores baianos, como é o caso de uma sessão dedicada ao inesquecível Glauber Rocha, e a atinência com a história, a arte e a cultura da Bahia. Filmes como “Bahia de todos os Santos”, “Barravento”, “Raul Seixas- O Início, o Fim e o Meio” e “O Bem Amado” fazem parte da programação das projeções, e todas terão suas exibições sempre acompanhadas de debates.
A programação do evento é subdivida por linguagens artísticas-culturais de modo a incluir todas as manifestações “clássicas” da Bahia: assim um dia será dedicado ao remo e a capoeira quando acontecerá o encontro com os atletas desse típico esporte soteropolitano da Cidade Baixa e uma roda de capoeira e de samba de roda com o Grupo Unicar e o grupo percussivo “Mãos no couro”. Outro dia será para a arte plástica, onde a Biblioteca Internacional Leonardo da Vinci abrirá suas portas para a visualização do seu acervo sobre os clássicos da arte plástica internacional em comparação com os clássicos da arte plástica baiana com foco no escultor italiano Pasquale De Chirico que realizou a maioria das esculturas de Salvador. E ainda haverá o dia dedicado à música e à dança, à literatura e ao teatro e outro à fotografia, com a exposição fotográfica “A festa do dia 2 de julho na Bahia” e a apresentação de fotos de Pierre Verger do Me.Pe. Memória da Península. Na abertura do evento contaremos com a presença do professor de História da Universidade Federal da Bahia, Milton Moura, que oferecerá uma aula aberta aos estudantes das escolas da região e para os demais interessados com o título: “A sociedade baiana, seus encontros e desencontros, seus avanços e seus impasses”
A finalização dos eventos, no dia 15 de abril, a partir das 17h iniciará com o show da banda Taiyo Ongakutai que executará um repertório dos clássicos da Bahia, prosseguirá com o Café Literário com a apresentação do último livro de poesias de Cacau Novaes: “Você não sabe do que é capaz” com a presença do autor e se concluirá com o encontro de poetas com a participação de Douglas Almeida e o bloco “Boca de Brasa” e intervenções da Piccola Cia. de Teatro e Música do ICBIE.
O ICBIE é considerado Ponto de Cultura desde 2014, sendo esse projeto financiado pelo Governo do Estado, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura via Fundo de Cultura do Estado da Bahia.
O quê: Programação Cinema e Clássicos da Bahia
Quando: de 06 a 15 de Abril de 2018
Onde: Sede do ICBIE – Rua Júlio David, 57 – Ribeira
Quanto: Entrada Gratuita
Quem: ICBIE – Instituto Cultural Brasil-Itália-Europa
Informações: 3207 – 7717/ e-mail: icbie.br@gmail.com/ wathsapp: (71) 8263 8133
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 06 de abril: Dia da História, Memória e Fotografia
9h30 – Abertura oficial do evento com visita ao Me.Pe. Memória da Península:
Exposição fotográfica “A festa do dia 2 de julho na Bahia”
Apresentação de fotos de Pierre Verger
10h – 12h – Aula aberta de história com o Professor Milton Moura (UFBA): “A sociedade baiana, seus encontros e desencontros, seus avanços e seus impasses”.
18h30: Projeção e debate do filme “Bahia de todos os Santos” 1h e 40 min
Sábado, 07 de abril: Dia do Cinema: Glauber Rocha, um clássico do cinema baiano
17h00 –Projeção do filme: “Barravento” duração 1h e 15 min
19h00 – Projeção do filme “Der Leone haveseptcabezas” duração 1h e 43min
Domingo, 08 de abril: Dia do Esporte: Remo e Capoeira
9h – 13h: Encontro com os clubes e os atletas da regata.
17h – Projeção e debate do documentário “Jogo de Corpo – capoeira e ancestralidade”- Duração 1h e 27min
18h30 – Roda de capoeira com o grupo Unicar Cidade Baixa – Mestre Zambi e alunos
A seguir Roda de Samba com o grupo percussivo “Mãos no couro”
Quinta – feira, 12 de abril: Dia da Arte Plástica com Pietro Gallina
Pela manhã: Das 9h30 as 11h30
Pela tarde: Das 15h00 as 17h00
Apresentação do arquivo da Biblioteca Leonardo da Vinci sobre os clássicos da arte plástica internacional em comparação com os clássicos da arte plástica baiana com foco no escultor italiano Pasquale De Chirico que realizou a maioria das esculturas de Salvador.
Sexta feira, 13 de abril: Dia da Música e Dança
18h00– Projeção e debate do filme Raul Seixas- O Início, o Fim e o Meio – Duração 2 h e 8min
20h00- Apresentação de dança “O popular torna um clássico a Bahia”. Coreografia e direção de Talita Melo. Dançarinos: Luque Henry, Victor Victoria e Talita Melo.
Sábado, 14 de abril: Dia do Teatro
17h00 – Intervenção artística da Piccola Cia. de Teatro e Música do ICBIE
17h45 – Canções do repertorio clássico baiano no show de Gessica, Marlene e Eduardo.
18h30 – Projeção e debate do filme: O Bem Amado- Duração: 1h 48 min
Domingo, 15 de abril: Dia da Literatura
17h00 Abertura com show da banda Taiyo Ongakutai
18h00 – Café Literário com a apresentação do último livro de poesias de Cacau Novaes: “Você não sabe do que é capaz” com a presença do autor
A seguir encontros de poetas com a participação de Douglas Almeida e o bloco “Boca de Brasa”e intervenções da Piccola Cia. de Teatro e Música do ICBIE.