Graças a uma foto em preto e branco, onde é retratada a figura magra de um menino pego no “vôo” típico do jogador que vai bater a bola de bicicleta, o soteropolitano Tiago Silva Nonato venceu o Concurso internacional para fotógrafos (profissionais e amadores) realizado pelo ICBIE no âmbito do projeto “A bola é redonda”. Ao endereço eletrônico do nosso instituto chegaram 32 fotografias em sua maioria produzidas por fotógrafos amadores, mas não faltaram obras de profissionais. Em muitos dos trabalhos apresentados notou-se a tentativa de oferecer uma idéia não óbvia do futebol, às vezes, com o objetivo de despertar nos observadores estados de espírito muito longe do que o imaginário coletivo associa ao “jogo mais bonito do mundo”.
Como mencionado anteriormente (ver post “A bola é redonda”), a competição, organizada em colaboração com a associação alemã Lahn Artists – e, em particular, com a contribuição ativa do inglês Steve Whitton, grande amante do futebol e amigo do ICBIE – foi inaugurada no dia 15 de junho de 2014 e terminou sábado 12 de julho. Nas duas ocasiões as fotografias (identificadas por números) foram projetadas em nosso telão, para serem submetidas à votação dos presentes. Precisa dizer que, depois de terem sido colocadas na página Facebook do instituto, as 32 fotos contaram também com os votos dos “internautas”.
As preferências expressas pelo público no sábado passado foram adicionadas, depois de breve apuração, às já coletadas anteriormente. A fotografia vencedora obteve um total de 62 votos, enquanto no segundo lugar, com 54 preferências, foi classificada “A bola é minha” (autoria de Marcella Sgura Viana), onde o protagonista é um simpático menino flagrado longe dos companheiros, com a bola debaixo do braço. Com 19 votos – ficou em terceiro lugar a foto de Rá Trindade. O prêmio especial para a melhor fotografia de concorrente residente em um país estrangeiro foi para o espanhol Celso Castillo, escolhido por 16 votantes. O diretor artístico do ICBIE, Pietro Gallina, entregou certificados e prêmios (livros, CDs e DVDs) para os dois primeiros colocados, que estavam entre os presentes no evento. O gol de bicicleta, nascido em 1914, no Chile (assim nos países latino-americanos de língua espanhola é conhecido como a chilena), que se tornou famoso graças a grandes atacantes e foi imortalizado na capa de seus álbuns pela editora de figurinhas de futebolistas mais famosa do mundo, ato técnico de inquestionável eficácia espetacular (e, como tal, já “fotogênico”), ganhou também – merecidamente – o favoritismo do público do ICBIE.