A Biblioteca Internacional Leonardo da Vinci

A Biblioteca Internacional Leonardo da Vinci, com seu grande e precioso acervo bibliográfico e multimídia, tem como objetivo principal se tornar um pólo de agregação cultural na Cidade Baixa de Salvador, estimulando a educação e incentivando a leitura e a pesquisa em todas as áreas do saber humano, num intenso intercâmbio de conhecimento do patrimônio cultural italiano e europeu com o brasileiro e sul americano.

A Biblioteca não tem fins lucrativos e visa prestar um serviço público aos leitores e pesquisadores, às escolas e universidades, organizando eventos culturais, artísticos e cursos de línguas.

Desde julho de 2023 o ICBIE pôde contar com um time de qualidade para trazer vida novamente para nossa Biblioteca que teve suas atividades paralisadas durante a pandemia e após a perda do nosso fundador Pietro Gallina em 2022. A família do nosso amigo e colaborador José Paranaguá composta por sua esposa Shirley e suas filhas Iamani e Irani, dedicaram um tempo de suas agendas para realizarem manutenção, limpeza e reorganização do acervo.
A união fez a força e a boa vontade deu vida pois a partir de mês de novembro de 2023 se juntou a este time a bibliotecária Lucileide Santos Libório que, nos primeiros meses como voluntária, iniciou com muito profissionalismo o processo de higienização e armazenamento, reparo e classificação do acervo da nossa biblioteca.

Em 15/05/2024 a biblioteca foi contemplada com o Prêmio Ponto de Leitura 2023 através do Edital de chamamento público MinC (Ministério da Cultura) Nº 6/2023 com o projeto “Livro e leitura na Península de Itapagipe” que possibilitou a continuidade do trabalho na biblioteca, pelo menos, até mês de março de 2025.

A sua doação será útil e necessária para dar prosseguimento e intensificar este trabalho de catalogação e manutenção contínua do acervo para possibilitar a abertura da Biblioteca ao público oferecendo mais atividades através, por exemplo, da criação do Circulo do Livro. A ideia é formar um coletivo de pessoas interessadas a debater sobre livros e literatura, escolhendo um livro mensalmente, mas também hospedando outros tipos de atividades como: lançamento de livros, leitura e declamação de poesias, projeção de filmes, entre outras possibilidades.

“Um povo que não lê e não estuda permanece na ignorância e será sempre dominado, humilhado, submisso aos donos da política e da economia” – Pietro Gallina

A Biblioteca Internacional Leonardo da Vinci, parte integrante do ICBIE, é constituída de um acervo de extraordinária multiplicidade e riqueza, com cerca 16.000 títulos em diversas línguas (português, italiano, inglês, francês, alemão, espanhol etc), contando também com um acervo de suporte composto de CDs, LPs, DVDs, que abordam aspectos culturais de várias áreas do saber humano: música-teatro e balé: enciclopédias internacionais, revistas, biografias e ensaios com partituras para orquestra, piano, operetas, comédias musicais, óperas líricas, música sinfônica e de câmara, libretos de óperas, na maioria clássica e contemporânea europeia e também jazz e música popular brasileira e internacional; literaturas em línguas originais ou em versão italiana e portuguesa; com obras importantes de psicologia, sociologia, comunicação, linguística, história, política e filosofia, geografia, belas artes, turismo, fotografia, moda, religião, cinema, ensaios de crítica estética-coletânea de livros antigos dos séculos XVIII e XIX.

Com exceção das recentes doações que enriqueceram ainda mais a seção da literatura brasileira, toda a coleção da Biblioteca – de propriedade do jornalista e musicólogo Pietro Gallina- foi trazida para o Brasil em um navio que partiu de Salerno da Itália com destino a Salvador. 

A Biblioteca, junto ao ICBIE, está situada na periferia de Salvador no antigo e belíssimo bairro da Ribeira, com pouca infraestrutura cultural, e por isso se torna um lugar de extrema importância porque ajuda a suprir a carência de locais para pesquisas, estudos e cursos diversos que envolvam a comunidade num processo interativo, participativo e criativo, contribuindo para o desenvolvimento sócio-cultural e uma melhor qualidade de vida.

A Biblioteca funciona em uma ampla sala do casarão antigo do ICBIE. A sala é bem arejada e dotada de ar condicionado para ajudar na conservação dos livros e propiciar um ambiente agradável para o público. Em frente a Biblioteca tem a sala de leitura com duas grandes mesas e várias cadeiras utilizadas para consulta e leituras dos livros, além de ser o local propício para a realização de saraus, rodas de conversas e lançamento de livros. A sala de leitura é bem iluminada, silenciosa e ventilada para garantir o máximo do conforto aos leitores. 

A Biblioteca quer atender todos que se interessam pelo estudo das línguas, música, filosofia e artes. A Biblioteca está a disposição de visitas para grupos, escolares e não, previa marcação de dia e horário. 

O público que frequenta a Biblioteca é principalmente formado por alunos e ex alunos do ICBIE que moram no bairro ou nas proximidades, mas ela atende também um público mais amplo como estudantes universitários em busca de algum texto especifico não encontrado nas Bibliotecas da cidade e nem nas da mesma Universidade. A Biblioteca desperta também o interesse de pessoas curiosas de conhecer um ambiente tão peculiar e fascinante como é uma Biblioteca tradicional, analógica e fora dos convencionais hábitos digitais que permeiam todas as atuais atividades humanas.